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Boletim Informativo Associação Horizontes Agroecológicos e Horizontes Cooperativa

Janeiro/2025


Caras(os) associadas(os) e cooperadas(os).


Este Boletim Informativo é uma iniciativa que reúne esforços da Diretoria da Associação Horizontes Agroecológicos, da Diretoria da Cooperativa Horizontes, e do Núcleo Executivo que apoia ambas entidades.

Nosso intuito é estabelecer um canal de comunicação (por enquanto sem periodicidade definida) com este grande coletivo que compõe ambas entidades irmãs, por meio do qual possamos socializar os avanços que temos alcançado, bem como os desafios que temos pela frente.

Ele será dividido em seções com informes relevantes de cada um dos setores que temos usado para organizar o Núcleo Executivo: Construção Social de Mercados (para comercialização); Construção Social e Formal do Conhecimento (para  atividades educativas e eventos socioculturais, ambientais, de cidadania e de valorização da cultura, defesa de direitos e defesa dos direitos humanos ) ;  Gestão de Projetos e Processos e OPAC Campo-Cidade ( certificação ) 


Construção Social de Mercados

Fernando e David


2024 foi um ano de dois importantes avanços:

  1. Projeto Piloto de Comercialização – Armazém Raízes do Campo (Núcleo Jaboticatubas):

Fernando foi contratado pela Associação Amanu para coordenar um projeto de fortalecimento da comercialização das famílias agricultoras da Amanu. 

David pôde integrar a equipe por meio de um apoio de alguns meses realizado pelo “Juntos para Servir”, e mais recentemente sendo contratado também pela Amanu para produzir o “Plano de Negócios” do Armazém.

Dentre as metas cumpridas estão alguns aprendizados importantes, que serão replicados e adaptados às necessidades da Cooperativa Horizontes, como uma loja virtual (que permitiu aperfeiçoar e automatizar processos, ampliando a capacidade de atendimento), além de um sistema de gestão que integra a loja virtual, a loja física, os grupos de compras de cestas e a frente das feiras.

Conseguimos também abrir novos grupos de compras de cestas, sendo um deles uma parceria com funcionários do MAPA/MDA (sede na Av. Raja Gabáglia), que tem o potencial de ser replicada em outros órgãos públicos.

  1. Criação da Cooperativa Horizontes:

A partir da compreensão de que a busca pelo selo orgânico, sem uma busca concomitante por formas de escoar essa produção não faria sentido, definimos a criação de uma cooperativa como prioridade número 1, enquanto CNPJ mais adequado para a comercialização. 

Nasceu assim, em 20 de julho de 2024, a “Horizontes – Cooperativa Metropolitana de Agricultores e Beneficiadores Agroecológicos”, com 62 quotas-partes fundadoras, sendo que 10 destas são de associações e coletivos, totalizando mais de 200 famílias distribuídas em 22 municípios e 10 grupos territoriais, com 3 mulheres na diretoria e um conselho fiscal diverso e representativo.

Desde a Assembleia de Constituição, foram necessários alguns meses para os seguintes passos:

  • coleta de todas as assinaturas na Ata de Fundação;

  • registro feito pelo Contador na Junta Comercial e na Receita Federal;

  • abertura da conta bancária;

  • entrada junto à Emater na solicitação da CAF Jurídica (p/ PNAE e PAA);


Ações de janeiro de 2025

  1. Criação da logomarca da cooperativa (escolhida pelo coletivo em enquete);


  1. Finalização da Minuta do Regimento Interno pelo GT criado para essa finalidade, com Assembleia Geral para aprovação do mesmo prevista para fevereiro/março.


 

Construção Social e Formal do Conhecimento


Ações de 2024

  1. Elaboração do primeiro Livreto I Intitulado PRIMEIRO OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SPG RMBH-CE. O material tem como objetivo ser aplicado nas atividades do Grupos Territoriais sob orientação dos Coordenadores de Grupo com o intuito de impactar socialmente, culturalmente e politicamente o dia a dia dos produtores, dos consumidores e dos parceiros da Associação Horizontes Agroecológicos, pois informa e desperta-os para a realidade do universo discutido. Como um produto informativo que intenciona mudança no comportamento das relações dos envolvidos e nas práticas da construção social do conhecimento promove a ampliação da consciência dos envolvidos.

A aplicação do material depende da sua edição, impressão e formação dos coordenadores dos Grupos Territoriais, o que ficou pendente em razão da falta de recursos. 

A elaboração desse material para construção do conhecimento que possa refletir os interesses da AHA e fazer cumprir seus objetivos educacionais foi aprovado pela Diretoria tendo sido objeto desse trabalho e terá periodicidade anual.

  1. Elaboração de Cartilha que informasse a base da Associação sobre o surgimento da ideia de se constituir uma Cooperativa para a comercialização dos produtos Agroecológicos da AHA.

A cartilha foi apresentada de maneira virtual nas reuniões de mobilização para a constituição da Cooperativa e publicada no link do website da AHA https://www.horizontesagroecologicos.org.br/materiaisadicionais .

Ações de janeiro de 2025


  1. Em 2025 iniciamos as ações para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da AHA. Este instrumento engloba ações de educação comunitária, formação profissional, desenvolvimento de habilidades e competências e fortalecimento da cidadania. Deve trazer diretrizes para a gestão da associação, jogando luz às responsabilidades de cada associado, nos processos decisórios  e como serão avaliadas as ações executadas. Importante esclarecer que a elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP) em uma associação, seja ela voltada para educação, cultura, agricultura, saúde ou outro setor se dá de forma coletiva, com a participação ativa de toda a comunidade associativa entendida, aqui, como produtores, colaboradores, parceiros e consumidores. Esse processo colaborativo tem como objetivo criar uma visão compartilhada sobre o que se espera alcançar e como serão desenvolvidas as ações pedagógicas para esse fim.

  2. Em janeiro iniciamos novo Termo de Abertura de Projetos em parceria com a FJP, para darmos continuidade a reestruturação do Grupo Campo Cidade, tendo sido realizados 3 encontros virtuais. Formou-se um Grupo de Trabalho com os representantes da João Pinheiro e com representantes do Grupo Campo Cidade. Dentre outras ações a serem desenvolvidas, estamos elaborando um questionário diagnóstico a ser aplicado junto aos produtores, colaboradores e parceiros do referido Grupo Territorial com o intuito de compreendermos o que eles sugerem para o PPP da AHA. Após essa experiência com o Grupo Campo Cidade o questionário será aprimorado e replicado nos demais Grupos Territoriais com a mesma finalidade. 


Gestão de Projetos e Processos

Eduardo

Ações de 2024

  1. Execução da emenda 942446/2023 do mandato do Deputado Federal Patrus Ananias - compra do veículo Fiat Toro

  2. Apoio no processo de cobrança

  3. Apoio na administração - gestão de banco de dados, ferramentas virtuais de gestão e acompanhamento dos projetos;

  4. Apoio nas tarefas do OPAC;

  5. Elaboração de propostas de projetos e articulação institucional.


Ações de janeiro de 2025

Associação Horizontes Agroecológicos:

  1. Gestão dos processos de preparação para a emenda 956824/2024 do mandato “Juntos para servir” - apoio na assinatura de documentos e abertura de conta bancária;

  2. Estruturação do método de gestão do convênio;

  3. Planejamento da Meta 1 do convênio;

  4. Acompanhamento da análise da Prestação de contas do convênio 942446/2023

  5. Apoio na gestão financeira e de dados de associadas/os

  6. Execução do projeto Controle Social de Produção SPG RMBHCE - https://www.horizontesagroecologicos.org.br/unidades-de-producao-acompanhadas 

Cooperativa Horizontes Agroecológicos

  1. Apoio da elaboração da formulário de capacidade de produção;

  2. Apoio na gestão financeira;

  3. Apoio no desenvolvimento do Regimento Interno;

  4. Aquisição do domínio na internet da cooperativa;

  5. Aquisição e configuração do e-mail institucional da cooperativa.


OPAC Campo Cidade

Ações de 2024


  1. Submissão dos documentos pela coordenação do OPAC para o credenciamento do mesmo junto ao Ministério da Agricultura e Abastecimento - MAPA. Para tanto executamos um Termo de Abertura de Projeto em parceria com a Fundação João Pinheiro, FJP - setor de pesquisa e extensão e criamos um Grupo de Trabalho com a participação de membros do OPAC Campo Cidade. 

    1. Num segundo momento os trabalhos foram direcionados para as adequações nos documentos, Regimento Interno, Manual de Procedimentos  e nos demais exigidos para o credenciamento do OPAC Campo Cidade, solicitadas pelo MAPA após a submissão. 

    2. Dessa primeira revisão, dos 10 documentos exigidos para o credenciamento, 7 deles foram considerados CONFORME  tendo sido solicitadas novas adequações somente em 3 deles: Regimento Interno, Manual de Procedimentos e no Formulário de Solicitação de Credenciamento do OPAC. 

    3. A coordenação do OPAC e a Diretoria da AHA realizaram, no final de outubro, reunião virtual com a analista do MAPA que durou 1h e 48m para a devolutiva, tendo sido apontados direcionamentos para a simplificação do texto do Regimento Interno e do Manual de Procedimentos. A coordenação do OPAC iniciou o processo de adequação dos documentos.


Ações de janeiro de 2025

  1. A coordenação do OPAC está finalizando a segunda revisão dos documentos para credenciamento junto ao  MAPA contando com a ajuda do colaborador Bruno, professor na FJP. Realizamos 2(dois) encontros sendo um presencial e outro virtual tendo concluído as adequações do Regimento Interno e passamos a revisão do Manual de Procedimentos. 


  1. Início das Elaboração da “ Caderneta de Certificação Orgânica Participativa do SPG RMBH-CE” com os  fluxogramas das rotinas do OPAC Campo Cidade,  bem como o passo a passo das rotinas do produtor e dos Grupos Territoriais para conquista do Selo Orgânico do Brasil por Sistema Participativo de Garantia, ambos delineados a partir do mapeamento das atividades necessárias à conquista do referido selo. 

Neste sentido estamos dando continuidade à reestruturação do Grupo Campo Cidade com elaboração de novo Termo de Abertura de Projetos em parceria com a FJP - setor de pesquisa e extensão. Formou-se  Grupo de Trabalho com os representantes da João Pinheiro e com representantes do Grupo Campo Cidade  tendo sido realizados 3 ( três) encontros virtuais . 

Dentre outras ações a serem desenvolvidas, temos como proposta a consolidação da divisão do Grupo Campo Cidade em dois ou mais grupos a partir da eleição de novos coordenadores e suplentes; criação do NÚCLEO Campo Cidade; elaboração da agenda anual de Visita de Pares e de Visita de Verificação (se for o caso) , orientação para a elaboração dos Acordos de funcionamento dos Grupos e Núcleo e renegociação da contribuições mensais em atraso. Nosso intuito é estreitar o canal de comunicação entre os Grupos e OPAC mapeando o fluxograma das atividades entre os mesmos para a elaboração da Caderneta de Certificação Orgânica Participativa do SPG RMBH-CE”.


Para o documento publico, clique aqui.

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